Festa de Nossa Senhora do Patrocínio completa 174 anos

Com o Tema: “Ser Cristão em Missão”

06/12/2017 - Postado por Eugênio Menezes 980

O Novenario de Nossa Senhora do Patrocínio completa 174 anos de fé e devoção a Nossa senhora. A festa teve inicio no ultimo dia 28/11/2017 com a procissão da imagem de Nossa Senhora do Patrocínio, saindo da Igreja Matriz localizada no bairro Beira Rio, ate a Igreja Menino Deus no centro da cidade onde e realizado a festa. O seu encerramento será realizado no próximo dia 08 de dezembro, com procissão e missa festiva celebrada pelo bispo da Diocese de Floresta Dom Gabriel Marchesi.
HISTORIA
Em meados de 1839 a 1942, as novenas em louvor a Nossa Senhora da Conceição eram realizadas debaixo de pés de juazeiro e caatigueiras. Foi quando seu Antonio de Sá Araujo, conhecido por “Senhorzinho” ficou a frente para construir, a primeira capela para consagrar a Nossa Senhora da Conceição. Um de seus fies, o Senhor Inácio Alves de Carvalho da  Fazenda Cana Brava estava com sua filha doente, e fez promessa a nossa Senhora da Conceição. Caso sua filha ficasse boa da enfermidade, doaria a primeira santa para a capela, e foi o que aconteceu, sua filha foi curada, e seu Inácio encomendou a santa para a capela, demorou dias e dias, para que as encomendas chegassem as fazendas. Um bom tempo depois chegou a encomenda. Ao abrir, seu Inácio e os fies supreendeu-se porque a imagem era de Nossa Senhora do Patrocínio, tambem conhecida como Nossa Senhora do Amparo. A troca, por quem fez a compra, acidental ou intencional, foi considerada um desígnio de Deus e a cidade adotou Nossa Senhora do Patrocínio, em definitivo, como sua venerada padroeira.
No Brasil, tem se conhecimento de existirem, apenas, mais duas igrejas dedicada a Nossa Senhora do Patrocínio: uma na praça Jose de Alencar em Fortaleza, e a outra na cidade de Aiuaba, ambas no estado do Ceara. Nelas as festas da padroeira tem data diferente do Novenario de Belém, inferindo-se no periodo de Nossa Senhora da Conceição, seguindo a tradição da primeira festa.

Por Julio Cesar

Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.