Proposta de CPI sobre causas de fechamento de agências bancárias é debatida na Alepe

23/11/2017 - Postado por Eugênio Menezes 1000

A abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o fechamento das agências bancárias do Banco do Brasil no Interior do Estado foi defendida pelo deputado Rodrigo Novaes, do PSD. O parlamentar entende que a instituição financeira está ferindo o artigo 14 do Código do Consumidor: “Em manifesto descompasso com a função social do estabelecimento bancário e com os valores propagados pela própria instituição. Ademais, revela-se peremptório, averiguar o número de agências fechadas, o prazo médio de suspensão das atividades, os prejuízos advindos para os municípios e para a população pernambucana.”Antônio Moraes, do PSDB, e Waldemar Borges, do PSB, mostraram-se favoráveis à investigação e criticaram a atitude do banco público que, segundo eles, prejudica a economia local, assim como os aposentados da região. Já Romário Dias, do PSD, e Sílvio Costa Filho, do PRB, questionaram a validade da abertura da CPI. Dias afirmou que a discussão cabe ao Congresso Nacional: “CPI pra julgar o Banco do Brasil? O deputado Guilherme Uchoa vai fazer o ofício, o presidente do Banco do Brasil diz que não vai ninguém… que penalidade pode ser dada? Porque no Regimento Interno e na Constituição, aqueles que se furtarem a comparecer a uma CPI do Legislativo, eles vão ser punidos”.

 

Sílvio Costa Filho se mostrou preocupado com a banalização da CPI e a legalidade da Assembleia convocar os supostos investigados. Novaes assegurou que que a CPI tem um fato determinado, a ofensa ao direito do consumidor. Henrique Queiroz, do PR, afirmou que várias audiências públicas estão sendo realizadas nas cidades do Interior. O deputado criticou a falta de interesse da Superintendência Estadual do Banco do Brasil em não mandar representantes para as reuniões. Edilson Silva, do PSOL, salientou que acha justo que esse tema esteja em pauta.

 

Fonte: Radio Alepe

Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.