Mês de janeiro destaca a importância dos cuidados com a saúde mental

20/01/2017 - Postado por Eugênio Menezes 1390

A depressão está entre os principais transtornos mentais apresentado pelas pessoas. Isso é o que afirma a psicóloga, Guadalupe Braga. Ela faz esta afirmação de acordo com pesquisas da Organização Mundial de Saúde (OMS), que coloca a depressão como a primeira causa de incapacitação entre todas as doenças médicas. Para alertar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental que foi criado o “Janeiro Branco”.
De acordo com Guadalupe, a proposta surgiu em Minas Gerais. “O mês de janeiro traz a ideia de introspecção, de que está começando o ano. Preciso saber como está a minha relação com as pessoas, com os familiares, no trabalho. Eles [os psicólogos] pensaram que já que tem tantas propostas para a saúde, porque não uma para a saúde mental. Nós, enquanto psicólogos, precisamos desmistificar este estigma que existe na sociedade sobre a saúde mental”, declarou Guadalupe Braga.
Segundo Guadalupe, o início do ano se percebe ainda mais estes transtornos. “No mês de janeiro este índice de depressão aumenta muito e do suicídio também. Janeiro é um marco”, disse. A psicóloga destaca ainda que a família é um fator muito importante para a detecção dos sinais. “A família deve interferir, pois ela é quem mais conhece a pessoa em relação aos outros da rua. A família pode perceber, sugerir e falar na mudança de comportamento”, destacou.
Entre os principais sinais que podem ser apresentados por um apessoa com a saúde mental prejudicada está ficar afastado, recluso, sem querer ter contato com as pessoas. “Se eu tenho um filho ou alguém que era uma pessoa mais alegre e mais entusiasmada com a vida, que tinha projetos de vida e ultimamente anda muito chorosa e está sem se alimentar direito, que chega no trabalho e não produz, fica irritado, fica impaciente e explosivo pode ser um sinal”, disse Guadalupe.
“As pessoas pensam que ir para o psicólogo e para o psiquiatra é uma coisa ruim e, na verdade, não é. É preciso buscar muitas vezes como prevenção e promoção. O psicólogo não é apenas para quando está doente, mas para conhecimento pessoal também, para me conhecer melhor. Se eu me conhecer também eu vou conhecer melhor o ser humano”, declarou Guadalupe Braga.
G1 Petrolina

Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.