Campanha para atualização de caderneta de vacinação começa nesta segunda-feira

11/09/2017 - Postado por Eugênio Menezes 947

 

Unidades de saúde do Recife e de Camaragibe, na Região Metropolitana, participam, a partir desta segunda-feira (11), da campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacina. A iniciativa é direcionada a crianças e menores de 15 anos de idade. A ação vai até sexta-feira (22).

Pais ou responsáveis deverão levar o cartão de vacina às unidades de saúde, para que o profissional possa avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas. No sábado (16), os postos da Secretaria de Saúde do Recife abrirão das 8h às 17h.

Durante o período, serão oferecidas as vacinas de hepatite A (rotina pediátrica), poliomielite inativa, meningocócica conjugada C, HPV, pneumocócica conjugada 10-Valente, dTpa adulto, febre amarela, hepatite B, varicela, dupla adulto, VOP, Pentavalente e DTP.

A coordenadora de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel, afirma que a caderneta é um documento que deve ser guardado com cuidado. Segundo ela, quem não tem, deve se dirigir ao local onde recebeu as doses, para solicitar a 2ª via, ou então, fazer o esquema específico para a idade da pessoa.

Vacinas

Hepatite B

A dose seve ser administrada no nascimento ou até um mês de idade em crianças não vacinadas.

Para a criança maior de um mês de idade não vacinada, agendar a vacina penta para os dois meses de idade.

Penta

A criança de dois meses a menor de até 7 anos de idade deverá iniciar e concluir o esquema básico com essa vacina.

1ª dose aos dois meses

2ª dose aos quatro meses

3ª dose aos seis meses

VIP

Criança a partir de dois meses de idade a menor de 5 anos deve receber três doses desta vacina com intervalo de dois meses entre elas.

1ª dose aos dois meses

2ª dose aos quatro meses

3ª dose aos seis meses

Criança a partir dos 15 meses a menor de 5 anos de idade deve receber:

1º reforço aos 15 meses

2º reforço aos quatro anos

Pneumocócica 10 valente

Criança a partir dos dois meses de idade deve receber duas doses desta vacina com intervalo de 60 dias entre elas, e uma dose de reforço, preferencialmente aos 12 meses. A imunização pode ser administrada até os 4 anos de idade.

No caso da criança que começou o esquema básico após seis meses de idade, é preciso considerar o intervalo mínimo de 30 dias entre as doses e completar o esquema até os 12 meses. O reforço deve ser administrado após 12 meses de idade, preferencialmente, com intervalo mínimo de 60 dias após a última dose. Nesta situação, é preciso administrar a dose de reforço até os quatro anos de idade.

Há outros dois casos: quando a criança entre 1 e 4 anos de idade tem esquema completo de duas ou três doses, mas sem a dose de reforço, é preciso administrar o reforço. Para a criança entre 1 e 4 anos de idade que não tem comprovação vacinal, é preciso administrar uma única dose.

Meningocócica C conjugada

A criança, a partir dos três meses de idade, deve receber duas doses com intervalo de 60 dias entre elas, e uma dose de reforço, preferencialmente aos 12 meses de idade. Essa imunização pode ser administrada até os 4 anos. Intervalo entre as doses é de 60 dias, mínimo de 30 dias.

 

G1 Petrolina

Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.